top of page
Foto do escritorIrina Vaz Mestre

Os mais novos

Os mais novos de três ou mais irmãos são, indiscutivelmente, os mais mimados, porque são adorados por muitos. São vistos e sentidos de outra forma.

Acho que quando são dois irmãos, e principalmente se forem do mesmo género, existe a tendência para competirem entre si. O mais novo, quando são dois, é muitas vezes visto pelo mais velho como alguém que lhe foi tirar o lugar e o mais novo, apesar de adorar o irmão mais velho e de o idolatrar, defende-se desse “ataque”, muitas vezes sem dó nem piedade.

Quando são três ou mais irmãos, acho {só acho, nada mais} que os mais novos são mesmo os mais mimados e sofrem poucos “ataques”. São para ser protegidos. São para ser conquistados.

Os irmãos tudo fazem para os agradar. Às vezes, até “lutam” entre si para que a atenção do mais novo seja toda para eles.

Os mais velhos tudo fazem para que os mais novos estejam bem. Tudo fazem para os fazer sorrir, para os fazer brilhar. Na verdade, os mais novos, para brilhar, apenas precisam que os mais velhos {irmãos} apareçam. Têm sempre um olhar em cima. Nunca estão sozinhos.

Pelo menos, aqui por casa, é assim. Foi assim comigo, que sou a mais nova de quatro irmãos. E por aí, pelas vossas casas, no seio da vossa tribo, foi e é assim também? Queria tanto saber da vossa experiência. Um beijinho,

IrinaVazMestre

|Psicologa & Facilitadora de Parentalidade Consciente|

IMG_0597
IMG_0598
3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page