top of page
Foto do escritorIrina Vaz Mestre

Educar sem Castigar

‘Educar sem Castigar’ será o tema do meu próximo workshop. E quando me pus a pensar nisso, concluí que este é um tema polémico, eu acho. Simplesmente porque o castigo está muito enraizado na forma de educar de todas as famílias. Arrisco-me mesmo a dizer que não existe nenhum pai ou mãe que nunca tenha disciplinado um filho recorrendo a um castigo.

Aqui por casa já se castigou. Claro que sim! Em momentos de impaciência, de desespero, de muito cansaço e até de dúvidas sobre o que se fazer. Mesmo quando as emoções estavam mais controladas, o castigo já foi uma estratégia utilizada de forma muito racional, porque o considerávamos eficaz.

E é mesmo assim. O castigo é utilizado. De forma mais impulsiva. Ou de forma mais pensada e planeada. O castigo é utilizado. Foi utilizado pelos nossos pais, que por sua vez também foram educados dessa forma, e por aí em diante.

E por tudo isso a crença de que o castigo funciona foi passando de gerações em gerações, sem que nunca tivéssemos questionado a sua verdadeira eficácia. É curioso ver como, muitas vezes, não pomos em causa estratégias que são adotadas pela maioria. Mal comparado (ou não) faz lembrar aquilo que acontece quando existe uma fila muito grande e ao lado não está fila nenhuma e a caixa está aberta. Temos tendência para nos colocarmos na fila, atrás de todas as outras pessoas. Até reparamos que o outro lado está vazio, mas achamos que se não está lá ninguém, por alguma razão será. Até podemos questionar; mas não agimos, às vezes com receio do que os outros pensarão: “Olha, aquela tem a mania que sabe mais do que os outros!”

Depois, quem tem a coragem de fazer diferente e dá o primeiro passo, impulsiona muita gente a ir atrás.

Esse é o meu objetivo com este workshop. Influenciar mais pessoas a questionar a técnica disciplinadora do castigo. Pensarem sobre ela. Terem acesso a informação científica sobre a eficácia do castigo. E no fim, decidirem. Mas decidirem com consciência. Sabendo o que é, como é, para onde leva, o que desenvolve nas crianças e nas famílias.

E por isso te pergunto: Acreditas que é possível Educar sem Castigar? Se sim, inscreve-te neste workshop. Se não acreditas, e ainda assim queres ver o outro lado da moeda, então este workshop é também para ti.

Mais informações e Inscrições, aqui.

Espero-te lá!

For Love, with Love!

IrinaVaz Mestre

|Psicóloga & Facilitadora de Parentalidade Consciente|

Aconselhamento Parental – Apoio Psicológico – Workshops

Contacta-me através do email irina.vaz.mestre@gmail.com

Workshop_Lisboa_24_Mar_o_IPDJ
16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page