top of page
Foto do escritorIrina Vaz Mestre

7 Truques para {eu} ser uma Mãe mais feliz

Truque nº 1

Despe-te de perfeições, quando elas só complicam a tua tarefa de ser mãe. A casa não precisa de estar perfeita; os banhos não precisam de ser dados todos os dias; a roupa não tem de estar sempre sem vincos; a comida que pões na mesa pode às vezes ser salsichas ou um frango de uma churrasqueira.

Truque nº 2

Larga as comparações, as que os outros querem fazer e as que tu própria fazes. Aceita os teus filhos tal e qual como são, mesmo que tu vejas ou que te digam que eles são muito diferentes dos filhos dos outros. Orienta-te pelo teu guia interior, que é o teu coração. Só ele te dirá, sem julgamento, de que forma aquele comportamento que te preocupa no teu filho deve ser encarado.

Truque nº 3

Respira fundo as vezes que forem precisas. Utiliza a regra dos 9 segundos antes de agires, fazendo uma pausa. Utiliza as tuas palavras para construíres, não para destruíres. Exercita-te para pensar antes de falares. Ao principio é difícil. Depois começa a tornar-se cada vez mais fácil. Vais gostar de saber e sentir que foste tu que controlaste as tuas emoções e não que foram as tuas emoções que controlaram a tua ação.

Truque nº 4

Perdoa-te verdadeiramente sempre que não és capaz de respirar. Sussurra para ti própria que daqui a pouco, ou amanhã, começa tudo de novo e podes tentar outra vez. Recorda-te que os teus filhos te veem sempre como o Ser mais luminoso de todos e que um beijo, um abraço, um amo-te e um desculpa-me viram a página daquele livro e passam para a próxima, que está em branco e por escrever.

Truque nº 5

Abraça o sim. Põe de parte o não. Sim ao colo, mesmo quando o teu filho está a fazer uma birra. Sim ao abraço, mesmo quando achas que o teu filho errou. Sim a saírem cinco minutos mais tarde de casa, mesmo quando já estão atrasados e se esses cinco minutos foram porque te agachaste e olhaste para o que o teu filho te estava a pedir para fazeres, à última da hora. Sim a dormirem todos juntos, mesmo que te digam que isso o vai habituar mal. Sim a mais tempo de brincadeira e menos tempo de estudo, mesmo que morras de medo que isso o vá deixar para trás na fila dos rankings e das comparações. Sim a dizeres que não quando sentes que isso ultrapassa o teu limite pessoal, mesmo que isso signifique o teu filho não poder fazer ou ter algo que desejava muito.

Truque nº 6

Ouve e observa muito. Ouve o que o teu filho te diz. Por palavras. Observa o que ele te quer dizer. Através dos seus comportamentos. Fala. Mas só depois de ouvires e observares muito bem e sem julgamentos. Fala sem sermões, conselhos, avisos ou chantagens. Fala de forma a enalteceres o que de melhor tem o teu filho. Acredita que ele é capaz de resolver os seus assuntos e diz-lhe isso mesmo. Oferece a tua ajuda. E a melhor ajuda é ouvires. Mesmo.

Truque nº 7

Afirma-te enquanto mulher, mãe, amiga, companheira. Lembra-te de cuidares de ti. Olha para ti em pleno. Para as tuas necessidades. Para os teus limites. Para os teus desejos. Para tudo o que te faça sentir feliz, todos os dias. Faz pelo menos uma das coisas que te faz sentir feliz todos os dias. Se precisas de silêncio, procura-o. Se precisas da página de um livro, lê-o. Se precisas de uma caminhada, exercita-te nem que seja por 10 minutos. Se precisas de ir arranjar as unhas, faz a marcação. Se precisas de tomar uma chávena de chá, prepara o que mais gostas. Se precisas de ouvir uma música e cantar e dançar, põe-na a tocar e permite-te senti-la. Sorri para ti. Aceita-te. Lembra-te de ti. Recorda-te de ti antes de seres mãe e arranja forma de te amares ainda mais agora, mesmo com todas as responsabilidades que ser mãe te traz. Trata de sentires felicidade por um momento. Hoje. Amanhã. Todos os dias.

IrinaVazMestre

|Psicóloga & Facilitadora de Parentalidade Consciente|

SERVIÇOS: Aconselhamento Parental – Apoio Psicológico – Workshops

CONTACTOS: irina.vaz.mestre@gmail.com

 

Workshop_Lisboa_24_Mar_o_IPDJ

No próximo dia 24 de Março vou estar em Lisboa para falar sobre ‘Educar sem Castigar’. Junta-te a mim para descobrires como podes educar os teus filhos com base no respeito e sempre com muita conexão.

Inscrições AQUI.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page